A NovaCâmbios, Instituição de Pagamento S.A., possui uma série de medidas e procedimentos internos que vão ao encontro da proteção do seu cliente contra fraudes. FRAUDE é o recurso a artifícios fraudulentos, que provocam erro ou engano sobre factos que, astuciosamente são provocados e que têm como finalidade causar prejuízo e enriquecimento ilegítimo. A evolução constante das tecnologias e o aumento da facilidade de contacto entre pessoas, trouxe novos desafios no que toca à segurança das pessoas, dos seus dados e dos seus fundos. As situações de fraude sempre existiram, mas a evolução das tecnologias aumentou o leque de oportunidades para que pessoas mal-intencionadas pudessem levar avante a prática de crimes como fraude, evasão fiscal, abuso de poder, manipulação, branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e ajuda à proliferação de armas de destruição massiva. Sempre que está a enviar dinheiro, questione-se:
  • Se o contacto é feito através de email, desconfie sempre dos erros ortográficos que possam existir;
  • Conhece efetivamente a pessoa para quem está a enviar dinheiro? Como se contactam? Alguma vez viu a pessoa? Não se esqueça que, por detrás de um computador, qualquer um pode ser o que quiser;
  • Vai enviar fundos como “sinal” para a compra de um produto que apenas pode consultar online? Recorde-se que o serviço de envio de fundos que fornecemos destina-se ao envio de dinheiro “de pessoas, para pessoas”, e não tem como objetivo ser um meio para pagamento de compras de produtos nem de serviços.
  • Questione-se sempre se a oferta não será muito barata, comparativamente ao seu preço real. Não será “boa demais para ser verdade”? ;
  • Pretende fazer uma doação de caridade? Como teve conhecimento da causa? Alguma vez contactou presencialmente com as pessoas da instituição e/ou esteve nas instalações da instituição a quem pretende doar o dinheiro? Não se esqueça que, com a evolução da tecnologia, a criação de sites e informação fictícia também aumentou;
  • O país da empresa/individuo com quem está a “negociar” é o mesmo que o país de destino da transferência de fundos? Se não, porque está a enviar dinheiro para um país completamente diferente do país sede da empresa?
  • Quer reclamar prémios de lotaria, heranças, um cartão de crédito “garantido”? Jogou para ganhar esse prémio? Se realmente foi vencedor de um prémio, porque precisa de enviar dinheiro em vez de o receber
  • Alguém no seu país ou no estrangeiro afirma ser seu parente e que precisa de dinheiro para uma “emergência”? Conhece efetivamente esta pessoa? Recorda-se dela? Como é que chegaram ao seu contacto? Fez perguntas suficientes para despistar qualquer engano?
  • Vai comprar artigos e/ou serviços a alguém que pede que a transferência de dinheiro seja feita, preferencialmente, através de determinada Instituição de Pagamento? Recorde-se que o serviço de envio de fundos que fornecemos destina-se ao envio de dinheiro “de pessoas, para pessoas”, e não tem como objetivo ser um meio para pagamento de compras de produtos nem de serviços.
  Se tem dúvidas, fale com o nosso colaborador. Ele irá ajudá-lo com todas as dúvidas. Se suspeitar que foi vítima de fraude, reporte a fraude para o nosso ponto de contato:    

Departamento de Auditoria Interna

Dr. Pedro Neves

e-mail: fraude@novacambios.pt

Morada: Avenida 5 de Outubro, nº 35, 1º Andar, 1050 – 047 Lisboa